Depois de bom tempo preso no congestionamento, você encontra um posto de gasolina para abastecer. Entrega a chave para o frentista e, enquanto ele completa, vai na loja de conveniência esticar as pernas e comprar algo para comer.
Apesar de não saber, existem várias formas de você ser passado para trás em um momento como esse. Além de gastar um dinheiro desnecessário, você pode prejudicar o andamento do seu veículo e comprometer a vida útil dele. Para evitar ciladas nesta situação, confira os principais cuidados na hora de abastecer seu carro:
ESCOLHA O LUGAR PARA ABASTECER
Exceto em viagens, onde você não consegue ter conhecimento da qualidade do posto de gasolina, escolha alguns lugares de confiança e sempre abasteça nele. Evite postos em grandes vias (marginais, rodovias e beira de estrada), pois eles não fazem questão de fidelizar o cliente, podendo alterar a qualidade da gasolina. Não abasteça em postos desconhecidos.Nem sempre a bandeira conhecida de um posto garante a qualidade do combustível, pois alguns lugares utilizam combustível de boa procedência apenas em época de auditoria.
ETANOL OU GASOLINA?
Qual o combustível tem o melhor custo-benefício? Na hora de escolher como vai abastecer, escolha a velha fórmula: o etanol só leva vantagem se custar 70% do valor da gasolina.
PRATIQUE O REVEZAMENTO ENTRE COMBUSTÍVEL COMUM E ADITIVADO
O uso frequente da gasolina comum pode gerar alguns resíduos nas válvulas. Com o tempo e uso, isso aumenta um pouco o consumo de combustível e as emissões. Para reduzir isso, os especialistas pedem para fazer o revezamento do uso da aditivada. A diferença são os aditivos que limpam o sistema de alimentação do motor. Sem sujeiras e obstáculos no caminho, a mistura entre ar e gasolina acontece de forma mais próxima do ideal, gerando mais rendimento e energia. Ou seja, o carro anda mais e bebe menos. Alguns especialistas defendem que a troca seja sempre que possível, outros a cada três ou quatro tanques. Evite alterar no meio do tanque gasolina e álcool.
VARIE OS COMBUSTÍVEIS
Nos carros Flex, é recomendado mudar de combustível de vez em quando. Isso porque o álcool é um ótimo limpador de motor, enquanto a gasolina serve como lubrificante. A dica é trocar completamente de combustível a cada dez tanques, em média.Quando a troca for efetuada, o conselho é dirigir por pelo menos dez quilômetros sem desligar até que o sistema reconheça a mudança de combustível.
DESCONFIE DO PREÇO
Preços muito baixos ou diferença na média muito elevada em relação aos postos da região pode indicar um posto com gasolina adulterada. Evite.
TODOS OS ELEMENTOS FORA O COMBUSTÍVEL NÃO DEVEM SER TROCADOS NO POSTO
O famoso “Posso olhar o óleo?”, apesar de parecer uma ajuda, pode ser um golpe. Com o carro em movimento, o óleo espalha no tambor, sendo impossível verificar a quantidade com maior segurança. Faça isso em casa e com o carro em descanso. Além disso, o frentista pode não colocar a vareta até o final, mostrando que o óleo está baixo. Além do mesmo poder simular completar o nível com embalagens vazias. Vale lembrar que os veículos atuais não necessitam da troca do óleo da transmissão (câmbio e diferencial), apenas completar o seu nível. Muitos frentistas acabam convencendo as pessoas que a troca é necessária.
ADITIVO NO ÓLEO?
O frentista pode tentar convencê-lo a colocar um aditivo para óleo lubrificante, que melhoraria o seu desempenho e reduziria o desgaste. Os óleos lubrificantes de qualidade já vem aditivados na quantidade certa, não necessitando de mais nada. Pense bem, você compraria um refrigerante e colocaria açúcar para tomar?
RESPEITE A ROTAÇÃO DO CARRO
Quer uma grande dica para economizar gasolina e reduzir o desgaste do motor? Sempre respeite a rotação do carro. Andar na baixa rotação prejudica o motor e andar na alta consome mais combustível.
CUIDADOS COM A BOMBA
Ao abastecer, confira se o frentista está abastecendo com o combustível solicitado. Se pediu gasolina ou álcool, reforce se quer comum ou aditivado. A probabilidade dele escolher o mais caro existe. Veja também se a bomba está zerada. Muitas vezes, o funcionário pode iniciá-la de um outro abastecimento, ‘roubando’ seu combustível.
EVITE A RESERVA
Não deixe o combustível quase acabar ou não ande muito na reserva, pois além de forçar os sistemas do carro, compostos podem prejudicar o motor. A regra é tentar não andar no último 1/4 do tanque.
NÃO ESQUEÇA DO COMPARTIMENTO DE GASOLINA
Nos modelos flex, o veículo conta com um compartimento para dar partida, no caso do combustível a álcool. Apesar de ter uma vida longa, não esqueça de conferir se ele não esvaziou.
Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br