O consumo de combustível dos automóveis é algo que pesa no bolso dos motoristas.
Por isso, os especialistas recomendam calcular o consumo com frequência, para saber com antecedência se o carro está com algum problema e, é claro: economizar! Por isso, conheça o passo a passo para calcular o consumo de combustível do seu carro do jeito certo.
- Quando você parar em um posto de combustível, zere o odômetro parcial e peça para completar o tanque do seu carro.
- Rode pelo menos 200 km, para ter uma boa média.
- Quado você retornar ao posto, anote em uma caderneta quantos quilômetros você percorreu e peça para encher o tanque novamente.
- Verifique na bomba, quantos litros entraram dentro do tanque do seu carro.
- Assim, você terá o percurso e a quantidade de litros gastos para este percurso.
- Divida o valor de percurso pelo valor de litros.
- Resultado: valor do consumo de combustível do seu carro.
MÉDIA DE CONSUMO = Km Rodados / Litros
É importante anotar em uma caderneta para você ter um histórico do consumo de combustível médio do seu carro. Assim, se o consumo aumentar muito, é sinal de que o carro precisa de manutenção. Se o consumo aumentou muito pontualmente, pode ser sinal de que o posto em que você basteceu não estava com uma gasolina muito boa. Você deve fazer essa conta toda vez que abastecer. Além disso, este cálculo serve tanto para carros a álcool, quanto para carros a gasolina ou flex.
Se você não sabe se o consumo de combustível do seu carro está bom ou ruim, verifique na tabela oferecida pelo INMETRO. Assim, você pode fazer a comparação e tomar as medidas cabíveis, caso seu carro não esteja com um bom desempenho.
Existem três principais maneiras para verificar o consumo de combustível do seu carro. Conheça mais sobre cada uma delas abaixo.
- Cálculo manual: nos carros mais simples, é necessário verificar o marcador de combustível e o odômetro parcial para fazer a conta.
- Últimos 30 minutos: em outros carros, já existem o cálculo do consumo médio de combustível. Ele pega as informações dos últimos 30 minutos, faz o cálculo e coloca na tela do painel para o motorista.
- Consumo instantâneo: também existem carros que mostram o consumo médio instantâneo.
O que pode interferir no cálculo do consumo de combustível?
Existem algumas variáveis que podem interferir no consumo de combustível dos automóveis. Por isso, conheça as quatro principais, segundo os especialistas.
- Calibragem dos pneus.
- O percurso deve ser sempre o mesmo.
- O alinhamento deve ser feito a cada 10 mil km.
- Ar condicionado: que nos carros mais antigos tem um peso maior do que nos carros mais novos. Por isso, em todos os cálculos que você for fazer, use sempre o ar ligado ou sempre o ar desligado.
Se o consumo médio de combustível estiver muito maior do que o indicado pelo INMETRO, vale a pena rever a maneira com que você está dirigindo. Sua condução pode ser um pouco agressiva, e isso causa mais consumo de combustível.
Fonte: industriahoje.com.br