Confira aqui algumas dicas de cuidados que você deve ter com os filetes do desembaçador do carro.
Pouca coisa é mais temerária ao viajar do que estar na via, com chuva, principalmente à noite, com vidros embaçados e os filetes não estarem em perfeito funcionamento. Tal fator prejudica a visibilidade do motorista, a ponto de colocar em risco a segurança dos ocupantes do veículo. Mas você sabe que cuidados são necessários com os filetes do desembaçador?
Na limpeza
Uma limpeza mal feita, com descuido ou equipamentos inadequados podem danificar o sistema.
Basta, por exemplo, que fique um resíduo de pano preso aos terminais do desembaçador para que o circuito elétrico possa ser comprometido.
Quando isto ocorre é necessário que se retire com todo o cuidado possível os resíduos ou qualquer tipo de material preso aos filetes.
No acondicionamento de carga
Ao carregar o veículo com uma carga qualquer, deve-se ter cuidado no acondicionamento dos itens com relação ao desembaçador do vidro traseiro.
Objetos pontiagudos, materiais sólidos ou similares, que estejam encostando no vidro e por consequência nos filetes (que aquecem o vidro e eliminam a umidade), são agentes externos que podem, em atrito, danificar ou romper o sistema de filetes.
É necessário que se tenha a noção de que os filetes são condutores de eletricidade.
Ao retirar a película escurecedora
Quando for necessária a retirada da película escurecedora também deve se proceder com bastante cuidado, pois o filme plástico é aplicado com um tipo de cola que poderá até mesmo “arrancar” os filetes do dispositivo ao ser puxado.
Antes da retirada da película, o ideal é que a cola seja amolecida com um soprador de calor (até mesmo um secador de cabelos).
Os pequenos resíduos ou vestígios de cola que ficam por vezes presos aos filetes, devem ser removidos cuidadosamente utilizando-se de uma espátula de náilon e detergente líquido. Sempre passando no mesmo sentido dos filamentos condutores.
Existem também algumas empresas que possuem um sistema de retirada com um tipo de vapor.
Ao fazer a manutenção quando ocorrerem danos
Quando algum filamento não estiver fazendo o processo de desembaçar, o recomendado é que a manutenção seja feita o mais breve possível.
Se o rompimento no filete for pequeno, algo em torno de 5cm, existe a possibilidade de reconstruir a trilha utilizando um tipo de resina condutiva que possui prata. O kit para a correção custa em torno de R$ 78,00. Também existe um conjunto para a substituição dos terminais, o qual tem valor aproximado de R$ 84,00.
Como podemos observar, os cuidados com o desembaçador traseiro são importantes e a manutenção em caso de dano é de fácil procedimento e baixo custo.
Fonte: https://www.carrobonito.com