Fique de olho nessas dicas
1. É possível continuar abastecendo com álcool no frio
Muitos motoristas que preferem, geralmente, abastecer com etanol podem encontrar dificuldades no inverno. Um carro no frio, com este combustível, pode demorar para “pegar” pela manhã. Entretanto, nem tudo está perdido e pode não ser necessário mudar para a gasolina.
Para tanto, basta fazer duas coisas. Primeiro, confira se a gasolina do tanquinho não está velha. A gasolina tem prazo de validade e pode demorar muito para acabar quando está neste reservatório. Por isso, trocá-la pode resolver esse problema.
2. A bateria tem mais chances de arriar
Um dos problemas que um carro pode apresentar quando está frio é a bateria arriada. Isso tem mais chances de acontecer porque deve ocorrer uma reação química dentro da bateria para que ela forneça energia. Com a temperatura mais baixa, é mais difícil que a reação se dê.
Além disso, o motor do carro também tem mais dificuldade para funcionar no frio. O óleo se torna mais viscoso e demora a circular pelo sistema. Da mesma forma, o combustível custa a se vaporizar para fazer funcionar o motor, e tudo isso exige mais de uma bateria que já está tendo dificuldades.
Assim, uma bateria mais desgastada vai funcionar no verão, mas pifar em dias mais frios.
3. Não se esqueça do ar-condicionado
Deixar de usar o ar-condicionado do carro no frio é o que a maioria de nós faz. Com um clima fresquinho lá fora, não necessidade deste equipamento que, além do mais, aumenta o consumo de combustível. Entretanto, o ar-condicionado não pode ser completamente abandonado durante todo o inverno.
A razão é por ele ser composto de diversas peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de lubrificação. Se ele ficar parado por muito tempo, essas peças se danificam, pois não foram projetadas para a inanição. Por isso, ligue o ar de duas a três vezes por mês, por dois a três minutos.
4. Não precisa esperar o carro aquecer
No passado, tínhamos o hábito de deixar o carro esquentar pela manhã. Especialmente com os veículos movidos a álcool, a prática evitava que o carango nos deixasse na mão no primeiro sinal. Assim, muitos acordavam, ligavam o carro e o deixavam funcionando enquanto tomavam o café.
Hoje, isso não existe mais. A central eletrônica já detecta qual é a temperatura ambiente e a do motor, e o prepara para funcionar nestas condições, modificando a mistura de ar e combustível. Isso vale para carros abastecidos com álcool ou gasolina, no frio ou no calor.
Tirando isso, recomenda-se esperar apenas uns 30 segundos para que o óleo chegue às partes superiores do sistema e a temperatura da água se aproxime da ideal para o funcionamento.
Fonte: autopapo.com.br