Você ouve barulho de ferro batendo com ferro quando pisa no pedal? Seus pedais estão duros ou tremendo ao frear? Ao subir uma rua íngreme, você percebe que o carro fica fraco, mesmo com a rotação do motor elevada?
Se seu automóvel apresenta alguma dessas características, provavelmente há algo de errado no sistema de freio e embreagem. Se está pensando em comprar um carro ou simplesmente quer aprender a conservar melhor os componentes do seu atual companheiro de estrada, vale acompanhar as dicas que preparamos para reforçar seus cuidados com freio e embreagem, prolongando a vida útil desses mecanismos. Veja!
Embreagem
Evite pisar na embreagem sem necessidade
Se você adquiriu o vício de segurar o pé esquerdo na embreagem mesmo quando não há a necessidade de trocar de marcha, é bom começar a repensar esse hábito. Afinal, tal prática afasta o platô do disco, causando seu lixamento. Traduzindo: causa o desgaste acelerado das peças, além de superaquecer todo o sistema.
Use o ponto morto no plano
É mais que comum que as pessoas mantenham o carro engatado nas paradas de semáforo. Mas essa não é a ação ideal. Em vez disso, deixe o carro em ponto morto sempre que possível, pois essa prática pode aumentar significativamente a longevidade da embreagem. Então anote aí e comece a praticar: a embreagem só deve ser usada na partida ou na troca de marchas.
Puxe o freio de mão em aclives
Muitos motoristas escolhem segurar o carro em subidas usando o equilíbrio entre embreagem e acelerador. Você também? Pois aprenda já: essa técnica só vai conseguir acelerar o desgaste dos discos e o consumo de combustível. Pode acreditar: testar suas habilidades no manejo dos pedais desnecessariamente, costuma custar caro.
Conheça o timing do carro
Já ouviu falar na queima da embreagem? Isso acontece quando o condutor acelera mais que o necessário, sem soltar a embreagem o suficiente. Se você já fez isso, deve ter percebido que a rotação do motor foi aos céus, em seguida se tornando nítido o cheiro de queimado, causado pela fricção excessiva dos componentes. Vale lembrar que essa prática pode acabar com o sistema de embreagem em questão de minutos.
Esqueça a segunda marcha na hora de arrancar
Eis aqui um dos vícios mais comuns de direção dos motoristas — e tanto faz se estamos falando de carro usado ou novo. Ao sair de um engarrafamento ou de uma parada em um semáforo, já reparou como é normal ver pessoas tentando sair de segunda? Mas isso reduz a vida útil do disco de embreagem. Use sempre a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro e, ao reduzir ou elevar a velocidade do veículo, faça de forma gradual.
Tome cuidado com o peso
Principalmente nas estradas, você já deve ter visto muitos carros entupidos de equipamentos e bagagens no porta-malas de uma forma tão desproporcional que a carroceria praticamente senta sobre a suspensão do carro. Nesse caso, nem precisamos dizer que pneus e amortecedores sofrerão danos, certo? Desgaste das borrachas da suspensão, vazamento de óleo, deterioração dos pneus: os prejuízos de sobrecarregar o porta-malas são inúmeros. Então tenha muita atenção a esse detalhe!
Freio
Escute os sinais do carro
Preste atenção aos sinais que o carro exibe, pois muito deles podem denunciar desgaste no sistema de freios. Observe o comportamento do veículo em caso de frenagem brusca, por exemplo. Nesse caso, se a luz do freio de mão acender ou piscar, provavelmente as pastilhas já estão excessivamente deterioradas ou há um vazamento de fluido de freio. Se isso acontecer com você, leve o veículo a uma oficina de confiança. Ruídos ao frear são sintomas de desgaste das pastilhas e dos discos. Da mesma forma, se você pisar no freio e sentir algum tipo de trepidação, saiba que isso é um sintoma de que seus discos podem estar empenados.
Cuide adequadamente do fluido de freio
Pouca gente dá atenção a esse item, que na verdade é fundamental para o bom funcionamento do sistema de freios. O fluido é essencial porque transfere força às pastilhas, permitindo assim que o carro pare. Mas o uso prolongado dos freios faz com que o fluido seja gradualmente contaminado pelas degradações naturais, passando a ferver mais facilmente e apresentar um desempenho inferior. Para a troca, verifique as especificações no manual do carro. Na ausência dessa informação, troque a cada 12 meses ou 15 mil quilômetros rodados — o que vier primeiro.
Aprenda a usar o freio motor
Quando estiver em declives, siga com o veículo engrenado. Isso limita a aceleração, aliviando os freios e economizando combustível. Vale destacar que os empenamentos dos discos costumam ocorrer quando o motorista usa o freio em excesso, o que causa um superaquecimento desses componentes, comprometendo o todo.
Seja econômico na direção
A frenagem deve sempre ser feita com cuidado, no intuito de reduzir a velocidade com o máximo de antecedência possível em relação ao ponto máximo de parada. Lembre-se também de que desligar o motor com o carro em movimento só contribui para danificar o veículo, incluindo nesse prejuízo o sistema de freios. Nesse caso, a câmara de vácuo deixa de atuar e o pedal fica pesado. Aí o motor pode morrer e você terá que frear antes de ligar novamente. Então a dica primordial é: seja econômico em sua direção.
Procure por peças de qualidade
As peças genéricas ou paralelas não são homologadas e têm vida útil mais curta, podendo assim não ter a eficiência necessária na hora em que sua vida estiver em risco. Dessa maneira, é altamente recomendável não observar apenas os preços na hora de fazer a revisão do seu veículo. Procure por peças de qualidade, originais ou de fornecedores das fabricantes, compradas preferencialmente em distribuidores autorizados.
Evite frear em curvas
Frear durante a curva pode tirar o veículo da pista ou até mesmo travar as rodas — especialmente em situações de chuva. Se o comando de frenagem for dado de forma abrupta, ainda há o risco de os pneus perderem a aderência no asfalto, o que certamente jogará seu carro para fora da faixa de rolamento. E por mais que você não sofra nenhum acidente, pode ter certeza: você está reduzindo a vida útil do seu freio desnecessariamente. O ideal é se antecipar, freando suavemente ainda na reta para contornar a curva sem precisar pisar nos freios. Procure angular bem o volante e reduzir gradualmente a velocidade para seguir com tranquilidade. Essa cautela protege seu bolso e, principalmente, sua vida!
Faça a manutenção com um profissional
A manutenção do veículo deve ser feita periodicamente e em oficinas especializadas. Abdicar de um profissional qualificado ou recorrer a gambiarras feitas em casa é extremamente perigoso. Não se esqueça de que sua vida certamente vale bem mais que o custo de uma troca de pastilhas de freio ou da devida manutenção do sistema de embreagem.
Fonte: https://blog.rodobens.com.br/